Você sabe reconhecer Spyware?

Spywares são programas usados para espionar pessoas, recolhendo informações sobre ela e seu computador e enviando para terceiros, normalmente sem o consentimento ou mesmo o conhecimento por parte da vítima. Normalmente são instalados juntos com outros programas que a vítima baixa da Internet, sem ela perceber, e até são usados para abrir brechas para vírus e outros malwares.

Quando um programa tem a função de capturar informações sobre uma pessoa, ou seu computador, ou seus hábitos na Internet, e quando é instalado sem o usuário do computador perceber, damos o nome de spyware. O spyware é um dos vários tipos de códigos maliciosos (malwares).

Como se não bastasse o risco de ter suas informações pessoais na mãos de empresas inescrupulosas ou mesmo criminosos, como vimos no post sobre phishing, um spyware normalmente não anda desacompanhado. Os spywares são conhecidos por abrir as portas para outros malwares como vírus, trojans e worms.

Um spyware raramente apenas captura e envia informações pessoais. Os spywares normalmente trabalham em conjunto com outros componentes e podem receber nomes específicos como:

  • Adware: recolhe e envia informações sobre as páginas da Web que visitou para empresas de propaganda on-line. Com essa informação as empresas fazem seu navegador abrir novas janelas (pop-ups ) com propagandas ou mostrar sites que você não pediu para visitar.
  • Keyloggers: capturam cada tecla pressionada no teclado e enviam para criminosos que estão interessados em descobrir números de cartões de crédito, de contas e senhas de bancos.

Reconhecendo um Spyware

Assim como o phishing, reconhecer spyware também não é uma ciência exata, mas é possível ter uma boa idéia se estamos ou não frente a frente com um spyware pelo comportamento de sites e do próprio computador.

Portanto fique atento aos seguintes indícios:

  • Ao visitar um site, um ou mais pop-ups aparecem informando que seu computador está contaminado e que você precisa de um antivírus ou antispyware. Eles são tão “bondosos” que possuem o antivírus/antispyware certo para o seu caso, de graça ou por um preço bem atrativo.

DESCONFIE! Não caia no golpe! Não instale o software que eles oferecem, pois é um spyware disfarçado. Feche a janela e só use antivírus e antispyware de empresas conhecidas!

  • Programas e downloads gratuitos

DESCONFIE! Muitos programas gratuitos instalam spywares sem você saber. Somente instale e faça o download de programas conhecidos e de sites confiáveis. Faça uma pesquisa na Internet para saber se o programa é conhecido por instalar spyware.

Leia a “Licença” ou “Termo de Uso”. Sei que são chatos, cansativos e normalmente estão escritos em “jurisdiquês”, mas normalmente esses documentos indicam se vão capturar suas informações e que tipo de uso farão. Se você não consegue entender nada, é bem provável que tenha sido de propósito para que você instale um spyware sem saber. Pense bem se é realmente necessários instalar esse programa.

  • Seu computador está mais lento do que o normal e durante o uso aparecem janelas, às vezes muitas janelas, com propagandas oferencedo remédios para emagrecer, remédios masculinos, ou software pirata. Seu navegador abre sites que você não pediu ou aparecem barras de ferramentas que você não instalou.

ATENÇÃO! Seu computador possivelmente está contaminado!

  • Seus amigos avisam que receberam e-mails ou mensagens instantâneas estranhas vindas de seu endereço.

ATENÇÃO! Seu computador possivelmente está contaminado!

O que fazer se você desconfiar que tem um Spyware instalado?

Se você desconfia que tem um spyware instalado em seu computador, instale um bom antispyware. Existem algumas opções de antispyware para Mac, procure conhecer a reputação do antispyware antes de instalar. Procure recomendações de usuários.

Conclusões

É verdade que os spywares acharam um campo muito fértil nos computadores que rodam Windows. Alguns defendem que isso só acontece porque 90% dos computadores rodam Windows, ou seja, ter mais spyware para Windows seria apenas uma questão estatística. Entretanto, esquecem de dizer que as opções padrões do Windows e do Internet Explorer é que de fato facilitaram a vida dos criminosos. Também é fato que a Microsoft vem corrigindo esses problemas.

Existem muito menos spywares para Mac do que para Windows, mas existem. É fato que o Mac e o Safari apresentam boas tecnologias de segurança e as opções padrões foram escolhidas para manter a segurança desde o primeiro instante usando o computador, mas falhas acontecem e já coloquei algumas delas postadas nesse blog.

Como recomendação, mantenha seu Mac sempre atualizado e verifique as opções de segurança do Safari. Existem algumas opções do Safari que aumentam a segurança e não atrapalham em nada a navegação em sites sérios:

Opções de Segurança - Safari
Opções de Segurança - Safari
  • Marcar “Avisar quando visitar um site fraudulento”
  • Marcar “Bloquear Janelas Pop-up”
  • Marcar “Apenas para sites que eu visito”
  • Marcar “Perguntar antes de enviar formulário não seguro desde um site seguro”.

Também tome muito cuidado com os downloads. O Mac OS sempre confirma se você deseja abrir ou executar um arquivo vindo da Internet e permite que você veja a origem do arquivo. Somente abra e execute arquivos de origem conhecida e confiável.

Conforme o número de usuários de Mac aumenta, a tendência é que aumente o interesse dos criminosos pelos usuários e aumente também o número de spywares para Mac, explorando e tentando burlar de forma criativa a segurança do Mac OS X. Com o aumento de spywares para Mac, as empresas de software também providenciarão mais programas de antispyware. Vamos aguardar…

6 respostas para “Você sabe reconhecer Spyware?”

  1. Pingback: StrongMac Blog
  2. Pingback: Roberto Martins
  3. Pingback: StrongMac Blog
  4. Pingback: ricardopmartins
  5. Pingback: prikesquadros
  6. Pingback: Ricardo Martins

Deixe uma resposta