Esvaziando a Lixeira de Forma Segura

Quando nos desfazemos de um computador, notebook ou de algum pendrive, normalmente nos preocupamos em apagar nossos arquivos pessoais para que outras pessoas não tenham acesso a senhas, informações bancárias e trabalhos, por exemplo.

Só que o simples fato de mover esses arquivos para a lixeira e depois esvaziá-la não garante que as informações foram realmente apagadas – algumas vezes elas podem ser recuperadas. Felizmente, o Mac OS X possui recursos para apagar essas informações de forma segura.

O Processo Normal

Todos os sistemas operacionais funcionam de forma parecida mantendo uma tabela com informações sobre todas as pastas e arquivos do disco rígido ou pendrive, conhecida como filesystem table ou tabela do sistema de arquivos. Essa tabela possui informações sobre o nome do arquivo, tamanho, quem pode acessar e outros atributos específicos.

Quando apagamos um arquivo, os sistemas operacionais que possuem algum tipo de lixeira apenas movem esse arquivo para a lixeira. É como se ele apenas mudasse de pasta, mas a lixeira é uma pasta especial do sistema.

Quando esvaziamos a lixeira, o sistema remove da tabela do sistema de arquivos os registros sobre aquele arquivo, mas os bits e bytes daquele arquivo continuam no mesmo lugar. Para o sistema operacional, basta saber que aquele espaço está disponível e quando alguém precisar, ele sobrescreve aquele espaço com as  informações novas.

O problema é que existem programas especiais para recuperar essas informações. Se o sistema operacional ainda não precisou daquele espaço, os bits e bytes ainda estão lá e esses programas de recovery sabem reconstruir os registros da tabela do sistema de arquivos. Nem sempre fica perfeito, exatamente como era antes, mas normalmente é suficiente para recuperar boa parte da informação.

O Processo Seguro

Para apagar de forma segura é preciso que o sistema operacional vá até o lugar onde estavam os bits e bytes originais do arquivo e faça alguma coisa, qualquer coisa, até mesmo gravar informações aleatórias. Dessa forma, se alguém usar algum programa de recovery, não vai encontrar os bits e bytes originais e não conseguirá recompor os registros da tabela de arquivos.

Felizmente o Mac OS X possui recursos para apagar os arquivos de forma segura e consegue cumprir até as exigências de segurança do governo americano. Existem recursos para se apagar os arquivos da Lixeira de forma segura e existem outros métodos para se apagar o espaço considerado livre, usando Utilitário de Disco. Neste post vamos ver o processo para esvaziar a Lixeira de forma segura.

Ao esvaziar a Lixeira de forma segura, o Mac OS X 10.6 usa o método de 7-passos, que significa que o sistema além de remover os registros da tabela do sistema de arquivos, vai seguir os seguintes passos no espaço que era ocupado pelo arquivo:

  • sobrescrever com um caracter simples
  • sobrescrever com zeros
  • sobrescrever com um caracter simples
  • sobrescrever com um caracter aleatório
  • sobrescrever com zeros
  • sobrescrever com um caracter simples
  • sobrescrever com um caracter aleatório

Passo-a-Passo

Para esvaziar de forma segura a Lixeira, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra o Finder
  2. No Menu, escolha Finder > Esvaziamento Seguro do Lixo…
  3. Clique no botão Esvaziamento Seguro do Lixo

Pronto! Sua Lixeira foi esvaziada e os arquivos completamente removidos e sem volta. Como não tem volta, recomenda-se ter um backup.

Se você estiver muito, mas muito neurótico ou está realmente trabalhando com informações extremamente confidenciais, você pode configurar o Finder para sempre apagar de forma segura:

  1. Abra o Finder
  2. No Menu, escolha Finder > Preferências…
  3. Clique em Avançado
  4. Marque “Esvalizar lixo com segurança”

Agora toda vez que esvaziar a Lixeira, o Mac OS X seguirá o processo seguro.

Até a próxima!

3 respostas para “Esvaziando a Lixeira de Forma Segura”

  1. Pingback: StrongMac Blog
  2. Pingback: Roberto Martins
  3. Pingback: StrongMac Blog

Deixe um comentário