Como bloquear a tela com um atalho de teclado

Uma das funcionalidades que mais sentia falta no Mac era poder pressionar uma combinação de teclas e bloquear a tela. Conseguia ativa o protetor de tela de outras formas, mas com a praticidade de uma combinação de teclas ainda não tinha jeito. Enfim, depois de pesquisar um pouco consegui configurar uma combinação de teclas para bloquear a tela do Mac OS X.

Uma das primeiras configurações relacionadas a segurança que fiz no meu Mac foi para pedir a senha do usuário sempre que o protetor de tela ativasse. Bloquear a tela do Mac garante que ninguém vai mexer no seu computador e por em risco o trabalho que ainda não foi salvo ou informações importantes armazenadas no seu computador. Por isso escrevi o artigo “Bloquear Tela do Mac“.

Mas no Windows, se você pressionar juntas as teclas “Windows” e “L”, o sistema vai bloquear imediatamente a tela e eu não encontrava uma forma de fazer isso no Mac OS X! Não queria esperar o protetor de tela ativar, então uma das alternativas era usar os Cantos de Acesso Rápido (“Hot Corners”) para configurar um dos cantos da tela para ativar o protetor de tela ou então usar o cadeado do Acesso às Chaves no canto direito da barra de menu.

Cantos de Acesso Rápido e Acesso às Chaves
Cantos de Acesso Rápido e Acesso às Chaves

As duas opções ainda não era boas. Dependendo do movimento do mouse, poderia ativar por engano o protetor de tela. Além do mais, continuava achando que uma combinação de teclas é muito mais prático do que selecionar o menu do Acesso às Chaves no cadeado da barra de menus do Mac.

Como ainda não estava satisfeito, procurei mais um pouco e descobri uma forma de configurar uma combinação de teclas para ativa o protetor de tela e assim proteger meu Mac.

Passo-a-passo

O procedimento consiste em criar um script no Automator e depois criar um atalho de teclado nas Preferências do Sistema para ativar o script. Vamos começar pelo Automator:

  1. Executar o Automator e selecionar “Serviço” como modelo para de fluxo de trabalho e clicar em “Escolher”

    Modelos de fluxo de trabalho no Automator
    Modelos de fluxo de trabalho no Automator
  2. No quadro da direita, escolher a opção “nenhuma entrada” em “O serviço recebe”;
  3. No quadro da esquerda, selecionar a biblioteca “Utilitários” e então arrastar a ação “Iniciar o Protetor de Tela” para o quadro da direita;
  4. Na barra de ferramentas, clique no botão “Executar” para testar a ação configurada. O protetor de tela deve então iniciar. Quando voltar ao Automator, a tarefa deve estar com um marcador verde mostrando que foi executada com sucesso:

    Ação no Automator para iniciar o protetor de tela
    Ação no Automator para iniciar o protetor de tela
  5. Salve o novo serviço com o nome “Iniciar Protetor de Tela”
  6. Agora vá em Preferências do Sistema, Teclado e selecione a guia “Atalhos de Teclado”
  7. Escolha na lista da esquerda o item “Serviços” e na lista da direita ache o novo serviço criado no Automator em Geral / Iniciar Protetor de Tela
  8. Na linha do serviço “Iniciar Protetor de Tela”, dê um clique duplo no espaço vazio à direita, na mesma direção das contras combinações de tecla da lista e aparecerá um retângulo para digitação
  9. Agora pressione a combinação de teclas que deseja para formar o atalho. É importante que a nova combinação de teclas não esteja em uso por nenhuma aplicação ou parte do Mac OS X, mas se já estiver em uso não se preocupe porque o Mac OS X avisará. Minha sugestão é usar a combinação ^⌘L (control+command+L) pois essa foi a combinação de teclas que não estava em uso no meu Mac OS X.
Atalho de teclado para o serviço "Iniciar protetor de tela"
Atalho de teclado para o serviço "Iniciar protetor de tela"

Pronto! Agora o teste final: se você pressionar a combinação configurada, o protetor de tela será iniciado, e se você configurou a segurança do Mac OS X para solicitar senha após o protetor de tela, seu computador estará bloqueado até digitar a senha.

Com esse passo-a-passo conseguimos adicionar ao Mac OS X a praticidade do acionamento do protetor de tela com um atalho de teclado para bloquear a tela. Até a próxima!

Garanta mais proteção para seu Mac!

Veja também:

27 respostas para “Como bloquear a tela com um atalho de teclado”

  1. Pingback: StrongMac Blog
  2. Pingback: StrongMac Blog
  3. Pingback: Roberto Martins
  4. Pingback: Roberto Martins
  5. Pingback: Roberto Martins
  6. Pingback: Roberto Martins
  7. Pingback: Roberto Martins
  8. Pingback: Roberto Martins
  9. Pingback: Roberto Martins
  10. Olá Ricardo, eu procuro dar preferência por usar os recursos do próprio sistema, mas fica a sua sugestão como opção. Posso adiantar que o efeito é o mesmo seguindo as instruções ou usando o AppleLock. Abs!

  11. Sempre que possível também dou preferencia aos recursos do próprio sistema, mas com essa solução sempre que o Mac entra em modo pausa ou com a protecção de ecrã, irá pedir depois a password certo?
    Por vezes não me interessa estar a perder tempo com isso, prefiro ser eu a ter o controlo e decidir quando quero que o mac fique realmente bloqueado.

    Abs e obg pelas informações partilhadas 🙂

  12. Não precisa de tudo isso. Quando for escolher o Canto de Tela Ativo – Iniciar Protetor de Tela é só segurar o Command, Option, Control ou Shift. Assim, quando levar o mouse pro canto a função só será habilitada se a tecla escolhida (ou a combinação de teclas) for pressionada.

  13. Oi Rafaéu, boa dica o uso das teclas com o mouse, assim evita ativar por engano um dos cantos ativos! Muitas pessoas procuram uma forma de ativar o bloqueio de tela sem mesmo usar o mouse, só com o teclado – foi isso que me inspirou escrever este artigo. Abraços!

  14. Já tentou CTRL + SHIFT + EJECT? É o atalho que uso pra bloquear meu MAC.

  15. Boa dica, Marcelo! A combinação CTRL-SHIFT-EJECT coloca direto o monitor em repouso enquanto o post permite você configurar para iniciar o protetor de tela. Vou atualizar com sua dica!

  16. Eu uso o seguinte AppleScript:

    do shell script “/System/Library/CoreServices/Menu\\ Extras/User.menu/Contents/Resources/CGSession -suspend”

    Compilo e crio uma aplicação válida que fica no meu Dock (coloquei até um ícone de cadeado). Toda vez que eu preciso sair de perto do Mac, clico no ícone e voilà!

    O que ele faz na verdade é fazer uma chamada ao S.O. para a troca de usuário. PS: nesse modo o Screen Saver não entra.

  17. Cara, parabéns! Agora sei usar esse automator! Animal e muito inteligente. O mac te dá a liberdade de escolher como quer fazer. Muito 10! Não usa um modelo mental pronto que você é obrigado a usar uma combinação específica de teclas.

  18. Pingback: Josmar Peixe
  19. Pingback: Henrique Dias
  20. Pingback: Verônica Carvalho

Deixe uma resposta