abr, 10
14

Bloquear Tela do Mac

Segurança, por rmartinsjr.

Uma verdade incontestável: um Mac parece um imã! Todos querem olhar, clicar, saber como é. Infelizmente não é raro um curioso aproveitar a ausência do dono para dar uns cliques. Enquanto essa atração pelo Mac é perfeitamente compreensível, pode também tornar seu equipamento muito mais visado e suas informações vulneráveis. Não por uma ameaça virtual, mas porque alguém poder fazer alguma besteira.

Uma forma simples e fácil de proteger seu Mac é bloquear a tela quando você estiver ausente. Significa que para usar novamente seu computador, será necessário digitar uma senha para desbloqueá-la e desta forma você estará evitando que estranhos usem seu computador enquanto estiver ausente. Pronto, já é o suficiente para proteger aquele documento ou planilha que você não queria correr o risco de perder caso algum curioso usasse seu computador.

Exigir Senha

Existem vários caminhos para ativar o bloqueio de tela do Mac, mas todos utilizam o mesmo recurso: Exigir senha depois do repouso ou quando inicie a proteção de tela; ou seja, se o Protetor de Tela (Screen Saver) for ativado ou se o computador entrar em repouso (sleep), a senha será solicitada para desbloquear a tela. No final das contas, todos os caminhos levam a Roma…

Existem dois tipos de repouso: o repouso completo do computador, que é ativado quando fechamos a tela do MacBook ou selecionamos o menu Apple > Repouso, e o monitor em repouso, onde apenas a energia da tela é desligada. Mas não importa qual o tipo de repouso, se configuramos para exigir a senha, ela será exigida em ambos os casos.

O Protetor de Tela ou o monitor em repouso podem ser ativados nas seguintes situações:

  • Tempo. O Mac ficou inativo, sem atividade de teclado e mouse, por um determinado tempo e o protetor de tela foi ativado automaticamente pelo sistema de acordo com o tempo configurado para iniciá-lo (veja a tela abaixo).

    Preferências do protetor de tela

    Preferências do protetor de tela

  • Cantos de Acesso Rápido (Hot Corners). Se o ponteiro do mouse estiver sobre determinada área da tela, o Protetor de Tela poderá ser ativado ou colocar o monitor em repouso.
  • Acesso às Chaves (Keychain Access). Pode ser acionado ao menu um ícone de estado (status), que possui a opção Bloquear Tela.

Este último recurso é muito parecido com o que alguns usuários de Windows utilizavam antes do Windows XP. Antes do Windows XP, quem queria bloquear o computador sem esperar o protetor de tela usava um utilitário na barra de tarefas para ativar o protetor de tela.

Passo-a-passo

É muito simples configurar o Mac para bloquear a tela e para deixar seu Mac mais seguro. O primeiro passo, exigir a senha, é essencial:

  1. Clique em “Preferências do Sistema” e depois em Segurança;
  2. Na guia “Geral”, marque a opção “Exigir senha” e escolha a opção “imediatamente”;
Preferências de Segurança

Preferências de Segurança

O Mac OS já vem configurado com a opção de protetor de tela aleatório, mas verifique sua configuração de proteção de tela em Preferências do Sistema > Mesa & Prot. de Tela, só para garantir. Configure também um tempo razoável para ativar o descanso de tela, de forma que não fique lhe atrapalhando cada vez que parar para pensar um pouco.

Cobrimos até agora o básico e se já estiver bom pra você, tudo bem, muito obrigado pela companhia. Seu Mac já está mais seguro, o restante da leitura é opcional.

Se você não se contenta em esperar o descanso de tela e quer ter certeza que saiu e deixou seu Mac com a tela bloqueada, temos algumas opções como “Cantos de Acesso Rápido” e o “Acesso às Chaves”, que veremos a seguir, então continue lendo!

Cantos de Acesso Rápido (Hot Corners)

Os Cantos de Acesso Rápido permitem configurarmos os cantos das telas como áreas “sensíveis” à presença do ponteiro do mouse – quando o ponteiro do mouse fica sobre uma dessas áreas é executada alguma ação. Você pode escolher um dos cantos para que o descanso de tela seja ativado, como mostrado abaixo:

  1. Clique em “Preferências do Sistema” e escolha Mesa & Prot. de Tela;
  2. Selecione a guia Protetor de Tela e clique no botão “Cantos de Acesso Rápido…”;
  3. Escolha uma das áreas e selecione a opção “Iniciar descanso de tela”.
Cantos de acesso rápido

Cantos de acesso rápido

Você também pode escolher a opção “Colocar o Monitor em Repouso”, que simplesmente desliga a energia da tela e economiza um pouco mais de bateria, importante principalmente se seu computador for um notebook.

Pronto, agora toda vez que colocar o ponteiro do mouse sobre uma dessas áreas, ativará o Protetor de Tela ou colocará o monitor em repouso e seu Mac estará mais protegido.

Acesso às Chaves

Pesquisei esse outro mecanismo porque existe desde o Windows XP, a opção de digitar as teclas Windows+L e bloquear a tela; antes do Windows XP, existia um programa que exibia um ícone a barra de tarefas e quando clicávamos no ícone, o programa chamava o protetor de tela.

Achei no Mac OS um recurso parecido, utilizando o utilitário “Acesso às Chaves”. É possível colocar um ícone de estado no menu. Este ícone de estado possui várias opções para gerenciar o acesso às chaves, mas também possui uma opção para bloquear a tela. Essa opção coloca, de fato, o monitor em repouso.

Para ativar esse recurso:

  1. Vá em Aplicativos, em seguida Utilitários e execute o aplicativo “Acesso às Chaves”;
  2. No menu “Acesso às Chaves”, escolha a opção “Preferências…”;
  3. Na guia Geral, marque a opção “Mostrar Estado na Barra de Menus”.
Preferências do Acesso às Chaves

Preferências do Acesso às Chaves

Observe que lá no alto, no menu, aparecerá um cadeado. Este cadeado dá acesso a um menu com a opção de bloquear tela.

Icone de status do Acesso às Chaves

Icone de status do Acesso às Chaves

Conclusão

Qualquer um pode tentar usar o seu Mac quando você estiver ausente, seja por curiosidade, ou apenas para verificar aquele email ou twittar. Os que as pessoas não entendem é que pode as vezes colocar seu trabalho em risco. Para se prevenir e deixar seu Mac mais seguro, é importante configurá-lo para pedir senha sempre que iniciar o Protetor de Tela ou sair do repouso. Para quem não quer esperar o Protetor de Tela, temos algumas opções como os “Cantos de Acesso Rápido” e o ícone de estado do utilitaário “Acesso às Chaves”.

Garanta mais proteção para seu Mac!

Veja também:

Back Top

Respostas para “Bloquear Tela do Mac”

  1. Uma boa dica é o programa iAlertU, ele tira uma foto pela câmera da pessoa que usou o mac, já peguei vários assim.

  2. Meu Mac veio com a versao 10.6.3 e nao encontrei a opcao preferencia na tela de acesso a chaves.

    Como fazer?

    Marcos Paulo at 05/05/2010 09:20
  3. Olá Marcos Paulo,

    As instruções e as telas são mesmo para a versão 10.6.3 (Snow Leopard) então deveriam funcionar bem no seu Mac. Com o utilitário de Acesso às Chaves ativo, vá na barra de menus e lá você deve encontrar a maçã símbolo da Apple e logo a direita, a primeira opção de menu deve ser “Acesso às Chaves” que deve estar em negrito. Clique no menu “Acesso às Chaves” e então clique na opcão “Preferências…”. Pronto, você deve ver a tela de preferências como foi mostrado no post.

    Ahh, outra opção é após abrir o utilitário de “Acesso às Chaves”, pressionar ao mesmo tempo as teclas “Command” e “,” (vírgula), que é outra forma de abrir as preferências.

    Depois nos conte como foi!

    Abraços,
    Roberto

  4. O iAlertU é uma boa dica!

    Bloquear a tela com senha é o mínimo que todos deveriam fazer para dar ao Mac alguma segurança contra acesso indevido e isso todos podem fazer sem software adicional – só com o que veio com o Mac OS X!

    Quem precisa de recursos mais sofisticados o iAlertU é sem dúvida uma grande opção.

    Abs,
    Roberto

  5. Meu caro amigo,
    muito obrigada pelas dicas, para mim elas serão de muita utilidade.
    um forte abraço,

    elaine

  1. StrongMac Blog (,14/04/2010)

    Como proteger seu Mac com bloqueio de tela: http://bit.ly/9fa4su #mac #segurança

  2. Roberto Martins (,14/04/2010)

    RT @strongmacblog: Como proteger seu Mac com bloqueio de tela: http://bit.ly/9fa4su #mac #segurança

  3. 6 Dicas de Segurança para Mac | StrongMac (,06/05/2010)

    [...] Utilize o bloqueio de tela para proteger seu Mac enquanto estiver ausente. Leia mais no post Bloquear Tela; [...]

  4. StrongMac Blog (,04/08/2010)

    Fácil: como bloquear a tela do #mac: http://bit.ly/cl6Db7 #segurança

  5. Roberto Martins (,04/08/2010)

    RT @strongmacblog: Fácil: como bloquear a tela do #mac: http://bit.ly/cl6Db7 #segurança

  6. Como ativar o firewall do Mac OS X | StrongMac (,15/08/2010)

    [...] Como bloquear a tela do Mac [...]

  7. Como bloquear a tela com um atalho de teclado | StrongMac (,16/08/2010)

    [...] Uma das primeiras configurações relacionadas a segurança que fiz no meu Mac foi para pedir a senha do usuário sempre que o protetor de tela ativasse. Bloquear a tela do Mac garante que ninguém vai mexer no seu computador e por em risco o trabalho que ainda não foi salvo ou informações importantes armazenadas no seu computador. Por isso escrevi o artigo “Bloquear Tela do Mac“. [...]

  8. Marco Aurélio A.Lima (,03/12/2011)

    Ótima dica para iniciantes no Mac e transtornados para evitar que mexam no seu equipamento: http://t.co/EhTJeIQS

  9. Marcos de Oliveira (,03/12/2011)

    Ótima dica para iniciantes no Mac e transtornados para evitar que mexam no seu equipamento: http://t.co/EhTJeIQS

Escreva uma Resposta

Você precisa estar logado para enviar um comentário.